terça-feira, agosto 16

Aula 2 - SUPERFICIE

SUPERFÍCIE (Dicionário Aurélio):
1 - Extensão duma área limitada
2 - A parte externa dos corpos, face.
3 - Aparência, aspecto
4 - Geom. Configuração geomátrica com dus dimensões.

SUPERFÍCIE: forma de organização do espaço : presença simultanea de duas dimensões: Altura e Largura.

Espaço Idealizado (no espaço idealizado não há indicação do Tempo, o movimento visual é reduzido). Lembrar de Wassily Kandinsky (Ponto e Linha sobre Plano , estudado no 1º periodo) : O ponto é a entidade mais estável e imóvel e a linha tende para o movimento. A imobilidade/idealização maior de um plano se dá quando do cruzamento de uma linha horizontal (estável, tende para o repouso e para a morte - lembrar das imagens que vimos da arte egipcia) com outra vertical (estável , ligação entre terra e céu - lembrar das imagens que vimos da arte gótica).



Miniatura persa, Mir Ali. "Núpcias do príncipe Humay com a princesa Humaynu", pintura 1936. Exemplo de espaço construido em equilibrio de contraste e riqueza de detalhes. Movimento visual: dado pela diferença e comparação entre tamanhos e posições no plano. As superficies por estarem num mesmo nivel espacial sugere a simultaneidade.




Na arte egipcia. Superficie elaborada com formas abertas e fechadas (figruas e escrita se misturam em uma unica cena). Presença de uma horizontalidade na construção do plano.







Mondrian - Composição, 1921. Sua pintura aspirava a construção de uma imagem ideal de espaço. A superficie composta areas de diferentes tamanhos e formatos se organizavam por proximidade e formavam um plano único, impossivel de ser visto separadamente. Não há linhas livres, soltas ou irregulares, intervalos ou mesmo tonalidades. O quadro é uma totalidade (em conformidade com o pensamento moderno de essencia) . O ritmo é substituido pelas tensões espaciais.




Paul Klee. O mensageiro do Outono, 1922. Outro exemplo de pintura moderna. Porém diferentemente de Mondrian há aqui uma abertura para que o tempo haja, configurado nas superficies diagonais, principalmente no canto esquerdo da pintura. Posteriormente estudaremos a importancia da cor na pintura de Klee.





Problematizações acerca da superficie (turma Artes Plasticas): É possivel, com as questões vistas a partir do conceito de Superficie, ampliar possibilidades para entendermos algumas produções da arte de hoje? Por exemplo: será que poderíamos iniciar uma leitura da obra de Célio Braga (exposta na galeria da FAV) com as questões vistas em nossa 1ª aula? estaria Célio Braga, também construindo espaços de superfície? De orientações da linha vertical e horizontal? De um espaço formal idealizado, essencial, mínimo? também falaria ele de morte e de ascenção ao usar as linhas verticais e horizontais para construir suas imagens? Em quais outros artistas poderíamos visualizar questões profundas da presença da superfície?



Céilo Braga. Pintura presente na exposição "Abstrações para morrer de amor" na Galeria da FAV, 2011.

Um comentário:

  1. Muito obrigada, precisava muito das imagens para uma apresentação.

    ResponderExcluir