sábado, agosto 20

AULA 3 - VOLUME

VOLUME (dicionário Aurélio)
1 - Unidade de uma obra impressa, que pode coincidir ou não com o tomo. 2 - Pacote, fardo. 3 - Tamanho. 4 - Intensidade (do som ou voz). 5 - Geom. Medida do espaço ocupado por um sólido.












O VOLUME passa a surgir nas representações em um plano bidimensional (por exemplo papel ou tela) quando além das áreas de Altura e Largura (2 dimensões) surge uma terceira dimensão, conseguida através da utilização de linhas DIAGONAIS. Observem que esta 3ª dimensão quando representada em planos bidimensionais não são reais e sim virtuais.





É a crença nesta noção virtual que na pintura e em outras representações nos faz acreditar que há, em um plano bidimensional um recuo de planos para uma espécie profundidade.

O entendimento da profundidade na pintura se deu de diferentes modos nas nas mais diversas culturas (ocidentais e orientais) durante milhares de anos. Assim perceberemos ao observar o espaço e sua relação com a profundidade tipos distintos de construção espacial , como


div align="center">





na arte japonesa,



Ilustração 36 - Suzuki Harunobu


Ilustração 37 - Suzuki Harunobu








Na Idade Média





Ilustração 106 -Giotto

Ilustração 38 - Giotto


A perspectiva italiana inicio do Sec. XV





ilustração 41 - Piero Della Francesca

ilustração 42 - Piero Della Francesca

Espaço perspectivo no final do Sec XV


Ilustração 114 - Leonardo da Vinci



Espaço perspectivo no Barroco Sec XVI

Ilustração 116 - Tintoretto









No Brasil Sec. XX

Carlos Scliar - Pintou os telhados de Ouro Preto. Casas com volumes conseguidos por meio das diagonais, dos diferentes tamanhos e da diferença de tons das areas.




Alfredo Volpi - Contraste de cores e uso de diagonais para reforçar sensação de profundidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário